Institucional

A Fundição Alca foi fundada em 1975 com o objetivo de produzir polias e chapas para fogão. A partir daí, através do desenvolvimento de novas tecnologias, aliadas à experiência, o mercado foi se ampliando mediante a oferta de um produto de alta qualidade. A empresa começou com apenas três funcionários.
Sempre atenta às novas tecnologias e com a experiência adquirida ao longo dos anos, a empresa se tornou referência no setor. Atualmente conta com 100 funcionários e aparece em terceiro lugar no ranking das maiores empresas de Nova Petrópolis.  Hoje a Alca produz uma ampla linha de ferros fundidos e atende aos segmentos agrícola, alimentício, automotivo, aerogeradores, máquinas e equipamentos, motores elétricos, petróleo e gás, saneamento, entre outros.
Localizada no Pinhal Alto, a empresa possui um forte vínculo com a comunidade. Através de parcerias com entidades e apoio a iniciativas que visam o bem comum, a Alca auxilia no crescimento e desenvolvimento da economia local.
O aperfeiçoamento, o bem estar e a segurança do funcionário também são preocupações constantes. Para tanto, a Alca proporciona auxílio aos colaboradores que buscam conhecimento e aprimoramento no ramo. Também realiza anualmente uma semana de prevenção de acidentes, com palestras voltadas para a área.
A Alca possui ainda um Sistema de Gestão da Qualidade certificado conforme norma NBR ISO 9001, assegurando o controle de todas as fases do processo e garantindo o fornecimento de produtos de alta qualidade.
O cuidado com o meio ambiente também é tema de atenção da empresa. Por isso, a partir do segundo semestre de 2012, a Alca realiza campanhas internas de conscientização sobre o assunto. Além disso, a empresa recicla grande quantidade de aço mensalmente, utiliza-se das tecnologias para diminuir os resíduos e se adequa às leis ambientais vigentes.

INSTALAÇÃO E CAPACIDADE TÉCNICA
Área Total: 10.000m².
Área Construída: 3.500m².
Capacidade mensal de produção: 400 ton de peças.
Produtos: Ferro Fundido Cinzento e Nodular.
Processos de moldagem: Areia a verde e Cura a frio.
Tamanho das peças: 0,3 a 1.300kg. 

 

INOVAÇÃO, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE


Investimentos contínuos são realizados em equipamentos, novos projetos e capacitação de pessoal, priorizando a segurança e o bem estar em todas as fases do processo.
A preocupação com o meio ambiente é constante e evidenciada através da grande quantidade de aço reciclada mensalmente, utilização de tecnologia para minimizar resíduos e adequação aos requisitos ambientais vigentes.

EQUIPAMENTOS E PROCESSOS

Fusão
Forno por indução Dual Track Inductotherm com capacidade de 2 ton por cadinho e potência de 1500 kW.


Macharia
Processos cold box, shell, cura a frio e CO².

Moldagem

Manual em cura a frio.
Mecanizada em areia a verde com caixas de 650x550x200/200 mm.

Acabamento
Jateamento com granalha de aço em máquina com gancheiras. Rebarbação manual e mecanizada. Pintura de fundo ou acabamento.

 

 

Home | Institucional | Segmentos | Qualidade | Novidades | Fale Conosco | Localização
Desenvolvido por Studyo10 © 2001 - 2014 - Todos os Direitos Reservados